quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

[Impressão] - Sócrates, O Culpado!

Livro: Apologia a Socrates - Platão

Culpado! E nem sua eloqüência te livrou dessa, velho desgraçado!
Tu corrompeste a juventude ateniense e por isso teve de pegar. Pregou a verdade, a sua verdade.
Tu, mestre na arte de perguntar, enrolava esses pobres coitados em um manto de questionamentos que dificilmente conseguiriam se livrar. Sua soberba era tão grande que nem em frente daqueles que podiam lhe condenar a morte abaixaste sua crista.
Feriu as leis e desacreditou todos os deuses, institui o Deus em cada um, antropocentrismo às avessas, como alguém pode desacreditar a existência dos Deuses?
O oráculo de delfos é uma piada, tu, mestre da falácia o homem mais sábio do mundo? Poupe-me, miserável! Culpado é e justa foi sua morte.
Tu e teu preferido esculpiram a culpa que hoje há em mim, e pelo teu erro tenho pagado durante toda a minha existência. O medo do amanhã me assombra, do castigo eterno, do miserável troco que receberei por ser simplesmente humano.
Pois se estivesse eu naquele tribunal condenar-te-ia com todas as forças, os rastros de seus crimes nos assombram até hoje. Tu seguiu um caminho e toda a humanidade foi atrás, tenho medo que seja tarde demais para retornar.
Só sei de uma coisa, que ao menos uma vez no mundo a justiça foi feita.

0 comentários:

Postar um comentário