quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Opinião Pública como reflexo da Moral vingente

[Após assistir um programa Observatório da Imprensa)]


Costumamos importar termos e conceitos e utilizarmos dele sem conhecer o verdadeiro significado do mesmo. Isso acontece em todas as classes e níveis de instrução, percebi isso ontem, quando vi um renomado economista fala sobre "Opinião Pública Mundial" em um programa de TV aberta, o que causou profunda dor aos meus ouvidos.

Já me apropriando do conhecimento de Pierre Bourdieu em "A Opinião Pública não Existe", é difícil levar a sério o que se considera "Opinião Pública".

Essa opinião foi contra o assassinato da "pequena Nardoni", a filha do Brasil (hahaha). Dezenas de pessoas faltaram ao trabalho e deixaram seus afazeres para fazer vigílias em frente a delegacia e ao condomínio onde o crime aconteceu, a opinião ai se manifestou em valores concretos (Terrível o efeito dos meios de comunicação, não?).

Mas em relação ao esquartejamento de duas crianças na periferia naquela mesma semana, a opinião pública não se manifestou, se quer ficou sabendo. A opinião pública só se posiciona em relação ao que chega ao seu conhecimento (passando assim por um filtro midiático). Ela devia procurar informar-se um pouco mais.

Isso quando ela não é usada como ferramenta de pressão política dentro de um determinado contexto.

Grande parte das pessoas não tem instrução o suficiente para opinar sobre determinados assuntos. Somos todos contra o uso de propina, inclusive aqueles que não sabem o que isso significa.

O conceito desrespeita questões de gênero e cultura, é uma representatividade vazia e disforme.

O conceito é extremamente massificante e destrói a pluralidade das opiniões, mesmo que em nível municipal.

Talvez você ache o crime dos Nardoni à coisa mais irrelevante do mundo em vista das atrocidades e assassinatos que acontecem regularmente em nosso país, mas de qualquer maneira você está incluído nessa opinião como se alguém houvesse lhe questionado sobre isso. Como você imitiu essa opinião? Através da moral.

Se essa opinião é reflexo da moral, é acima de tudo é mutavel e questionável (e se tratando do que representa, em grande maioria equivocada e retrógada)

Sendo assim a opinião pública mais se parece como um reflexo moral. O que é moralmente condenável, a opinião pública condena.

A Opinião Pública é contra os escândalos no Distrito Federal, mas o brasileiro continua a usar a impressora do trabalho para imprimir coisas de interesse particular, incluindo dos familiares. Ou então abafando o desvio de dinheiro de seus superiores graças ao medo de ser demitido.

E mesmo sendo contra a esse delito, não nos certificamos que não faríamos o mesmo. Do lado de cá tudo parece um pouco mais simples, você sabe, somos todos corrompidos pelo sistema. Quantas vezes você já ouviu "O mundo é dos espertos"?



Sendo assim a Opinião Pública é hipócrita, pouco expressiva e extremamente vulnerável a manipulação midiática.

Levando em consideração as diferenças culturais, logo as diferentes morais e as pluralidades em questão o conceito Opinião Pública Mundial também não lhe dói os ouvidos?


por Marcelo Horst
Contribuição significativa de Dani Braga.

0 comentários:

Postar um comentário